Z490-A

  • Soquete Intel® LGA 1200: pronto para processadores Intel® Core™ de 10a Geração

  • Solução de energia aprimorada: 12 + 2 fases de alimentação DrMOS, PCB de 6 camadas, soquetes ProCool, componentes TUF de nível militar e VRM Digi+ para máxima durabilidade

  • Refrigeração abrangente: dissipador de calor no VRM, dissipador de calor PCH sem ventoinha, dissipador de calor no M.2, headers de ventoinhas híbridos e utilitário Fan Xpert 4

  • Conectividade de última geração: header frontal com suporte a USB 3.2 Gen 2 Tipo C e Thunderbolt 3™

  • Codec Realtek S1200A: Qualidade de áudio impecável com uma relação sinal-ruído sem precedentes de 108 dB para line out estéreo e SNR de 103dB para line in

  • Aura Sync RGB: efeitos de LED sincronizáveis com um vasto portfólio de equipamentos de PC compatíveis, incluindo faixas RGB endereçáveis

Configurações personalizadas

Controles abrangentes formam a base da série ASUS Prime. A placa-mãe Prime Z490 inclui ferramentas flexíveis para ajustar todos os aspectos do seu sistema, permitindo ajustar as configurações de desempenho para combinar perfeitamente com a maneira como você trabalha - maximizando sua produtividade.

5-Way Optimization

O ASUS 5-Way Optimization torna seu PC inteligente, cuidando de ajustes complexos com apenas um clique. Otimiza dinamicamente aspectos essenciais do seu sistema, fornecendo perfis de overclock e refrigeração personalizados para o seu equipamento.

Aumento de performance da CPU

A unidade de processamento TurboV (TPU) é um utilitário inteligente de ajuste do sistema que ajusta automaticamente as tensões, monitora as estatísticas do sistema e ajusta os parâmetros de overclock para um desempenho ideal.

Eficiência Energética

A Unidade de processamento de energia (EPU) otimiza automaticamente o consumo de energia e maximiza a economia de energia com o modo Ausente - uma configuração inteligente que cria um cenário extremo de economia de energia, desativando as portas I/O não utilizados.

Controles flexíveis de refrigeração a ar e líquido

O software Fan Xpert 4 fornece controle abrangente sobre as ventoinhas e coolers all-in-one (AiO). Seja refrigerando com ar ou água, um modo de autoajuste configura de forma inteligente todos os parâmetros com um único clique. Há também um modo Silencioso extremo que reduz todas as velocidades das ventoinhas para abaixo do mínimo padrão para manter o sistema silencioso ao executar tarefas leves. As ventoinhas e os coolers AiO também podem ser controlados através do UEFI BIOS.

Controle Preciso de Energia Digital

O módulo regulador de tensão Digi + (VRM) oferece controle em tempo real da queda de tensão, alternando automaticamente as configurações de frequência e eficiência de energia. Também permite ajustar sua CPU para obter estabilidade e mais desempenho.

Aplicativo para otimizações específicas

O Turbo App permite definir overclock da CPU, aplicar perfis de ventoinhas, priorizar dados de rede e otimizar as configurações de áudio no nível do aplicativo, para que seu sistema seja configurado exatamente conforme necessário.

ASUS AI Overclocking

O ASUS AI Overclocking é um utilitário inteligente que ajuda você a tirar o máximo proveito de sua construção, criando um perfil automático de sua CPU e sistema de refrigeração para prever as configurações ideais de tensão e frequência.

Projetado por especialistas

No coração do AI Overclocking está um algoritmo proprietário desenvolvido por engenheiros de P&D da ROG que trabalharam com overclockers de renome mundial para criar uma ferramenta para usuários de todos os níveis.

Margem de previsão

O algoritmo analisa sua CPU e sistema de refrigeração e, com base no que encontra, prevê configurações ideais. O software usa essas configurações para orientar automaticamente o processo de sincronização, equilibrando a frequência e a tensão.

Ajustes em tempo real

O software monitora a carga de trabalho, a temperatura do sistema, a velocidade da ventoinha e o consumo de energia a cada minuto e faz ajustes em tempo real para garantir o desempenho ideal contínuo.

ASUS AI Cooling

A função ASUS AI Cooling gerencia e controla automaticamente as ventoinhas conectados à placa-mãe para garantir configurações ideais com base na carga e temperatura atuais do sistema.

Detecção de temperatura da CPU

O AI Cooling detecta a temperatura da CPU e usa um algoritmo proprietário para calcular a velocidade mais baixa da ventoinha necessária para resfriar efetivamente o sistema e manter o ruído da ventoinha baixo.

Otimização automatizada

Em cargas estáveis do sistema, o software reduz automaticamente a velocidade da ventoinha* para a configuração ideal, diminuindo o ruído da ventoinha sem comprometer o desempenho.

Monitoramento contínuo

O AI Cooling continua a monitorar o sistema e ajustar a velocidade da ventoinha com base na carga atual.

UEFI BIOS

O renomado ASUS UEFI BIOS fornece tudo o que você precisa para configurar, ajustar e ajustar seu sistema. Ele oferece opções inteligentemente simplificadas para iniciantes em PC DIY, além de recursos abrangentes para veteranos experientes.

Refrigere até o núcleo

A série Prime Z490 foi projetada com vários dissipadores de calor integrado e uma variedade de conectores híbridos para garantir que seu equipamento permaneça fresco e estável sob cargas de trabalho intensas.

Dissipador de calor para M.2

Uma unidade M.2 fica embaixo de um dissipador de calor passivo para evitar a aceleração que pode ocorrer com transferências sustentadas. O dissipador de calor é mantido no lugar por parafusos cativos facilmente removíveis, oferecendo a flexibilidade de movê-lo para outro slot M.2.

Dissipador de calor e Thermal Pads para VRM

Dois grandes dissipadores de calor VRM com Thermal Pads aprimoram a transferência de calor dos MOSFETs e bloqueiam para melhor desempenho de refrigeração.

Stack Cool 3+

Camadas de cobre desviam o calor de componentes críticos, reduzindo a temperatura em até 20°C.

Design de Refrigeração

A série Prime Z490 possui controles abrangentes de refrigeração configuráveis pelo software Fan Xpert 4 ou pelo UEFI BIOS.

Várias fontes de temperatura

Header para
Bomba AiO

Ventoinha do
PWM/DC de 4 Pinos

Proteção Inteligente

    Cada header pode referenciar dinamicamente três sensores térmicos. O Fan Xpert 4 permite mapear a temperatura das placas de vídeo ASUS suportadas para otimizar a refrigeração para tarefas intensivas em GPU e CPU. Um header PWM / DC dedicado para configurações independentes de refrigerção a água.

    Cada header integrado suporta a detecção automática de ventoinhas PWM ou DC.

    Um circuito integrado dedicado protege cada header de ventoinha de superaquecimento e sobrecorrente.

Construa uma fundação sólida

A série Prime Z490 foi criada para lidar com núcleos adicionais e maior largura de banda dos processadores Intel® Core™ de 10ª geração. Uma placa-mãe Z490 fornece todos os fundamentos para aumentar a produtividade diária, para que seu sistema esteja pronto para ação com energia estável, refrigeração intuitiva e opções flexíveis de transferência.

Design de Energia Robusto

A energia estável é essencial para extrair todo o desempenho dos processadores Intel Core de 10ª geração, assim a Prime Z490 é projetada para atender às demandas dessas CPUs de alto número de núcleos.

Conectores ProCool

Os conectores ProCool aumentam a conexão da placa-mãe à PSU com conectores de 12 + 2 pinos que passam 12 volts de energia diretamente para os processadores. O conector de 8 pinos possui pinos sólidos que podem lidar com mais corrente do que os conectores de pinos ocos

12+2 Estágios de Energia DrMOS

Um VRM com 12 + 2 Estágios de Energia DrMOS fornece a potência e a eficiência exigidas pelos processadores Intel mais recentes.

ASUS OptiMem II

Revisões do roteamento de rastreamento da placa-mãe fornecem aos processadores Intel mais recentes acesso irrestrito à largura de banda da memória. A tecnologia ASUS OptiMem II mapeia cuidadosamente os caminhos dos sinais de memória em diferentes camadas de PCB para reduzir vias e acrescenta zonas de blindagem que reduzem significativamente a diafonia.

Camada superior - anel terra para evitar interferência lateral
    Benefícios do ASUS OptiMem II:
  • Melhor estabilidade e compatibilidade de memória
  • Permite latências mais baixas de memória em tensões equivalentes
  • Margem de frequência de memória aprimorada

Dual M.2 (de até 32 Gbps)

Os slots M.2 duplos suportam velocidades de transferência de dados de até 32 Gbps via largura de banda x4 PCI Express ® 3.0, permitindo tempos de inicialização e carregamento de aplicativos mais rápidos com unidades de SO ou aplicativos

*As velocidades reais de transmissão serão inferiores à velocidade máxima teórica.

USB 3.2 Gen 2 Tipo-A & Tipo-C

Várias portas USB suportam equipamentos e periféricos de ponta, incluindo conectores USB Tipo-A® e Tipo-C® para conexão rápida USB 3.2 Gen 2 em gabinetes compatíveis.

Suporte a Thunderbolt™ 3

A Prime Z490 suporta ThunderboltEX 3-TR, uma placa adicional Thunderbolt ™ 3 certificada pela Intel que permite velocidades bidirecionais de até 40 Gbps através de um único cabo. Além disso, o conector Thunderbolt 3 integrado pode suportar até seis dispositivos em uma ligação em série e fornecer até 100 watts de energia para dispositivos de carga rápida.

Rede Intel® 2.5 Gb

A conexão Ethernet Intel I225-V reduz a sobrecarga da CPU e oferece taxa de transferência TCP e UDP excepcionalmente alta para transferência de dados mais rápida e suave.

Detalhes que fazem diferença

A série Prime Z490 adiciona os detalhes diferenciados que melhoram cada experiência, desde codecs exclusivos que oferecem qualidade de áudio impecável até controles intuitivos de iluminação RGB que permitem personalizar seu sistema para criar uma aparência exclusivamente pessoal

Codec Realtek e recursos exclusivos de design para áudio potente e original

A Prime Z490-A utiliza um codec de áudio exclusivo, projetado em estreita colaboração com o Realtek - o Realtek S1220A. Ele também possui uma relação sinal-ruído sem precedentes de 120 dB para a saída de linha estéreo e um SNR de 113 dB para a entrada de linha, fornecendo uma qualidade de áudio impecável. Além disso, um circuito sensor de impedância ajusta automaticamente o ganho para garantir uma faixa de volume ideal para seus fones de ouvido

O DTS: X® Ultra adiciona um recurso de áudio espacial para aprimorar fones de ouvido e alto-falantes para jogos aprimorados, VR e experiências de realidade estendida. O O DTS: X® Ultra suporta som com base em canais, cenas e objetos para permitir uma imersão sônica mais profunda no conteúdo ativado. Ele também fornece aprimoramentos de pós-processamento e ajuste no nível do dispositivo para codecs DTS®.

Crystal Sound 3

Áudio impecável que imerge você no jogo

Pré-regulador de energia:

Reduz o ruído da entrada de energia para garantir um desempenho consistente.

Blindagem de áudio

Separa domínios de sinal analógico / digital, reduzindo significativamente a interferência multilateral.

Separação das camadas esquerda e direita

Garante redução de crosstalk entre as trilhas do áudio.

Amplificador integrado

Capaz de dirigir fones de ouvido de alta impedância, sem baixar frequências altas ou baixas.

Circuito De-Pop

Reduz o ruído de carregamento em todas as saídas de áudio.

Capacitores japoneses premium

As peças premium fornecem uma assinatura sonora imersiva, com fidelidade excepcional

AURA SYNC

Um sistema bem ajustado merece uma estética correspondente. O ASUS Aura oferece controle de iluminação RGB completo com uma variedade de pré-ajustes funcionais para os LEDs RGB incorporados, bem como fitas para conectar aos headers RGB integrados. E tudo isso pode ser sincronizado com um portfólio cada vez maior de hardware com capacidade para o Aura.

TUF Z390 Plus Gaming TUF Z390 Plus Gaming

Header RGB endereçável Gen 2

Dois headers RGB Gen 2 endereçáveis agora são capazes de detectar o número de LEDs em dispositivos RGB endereçáveis de segunda geração, permitindo que o software adapte automaticamente os efeitos de iluminação a dispositivos específicos. Os novos headers também oferecem compatibilidade retroativa com o equipamento Aura RGB existente.

Armoury Crate

Armory Crate é um novo utilitário de software projetado para fornecer controle centralizado dos produtos suportados. A partir de uma única interface intuitiva, o Armory Crate permite personalizar facilmente a iluminação e os efeitos RGB para todos os dispositivos compatíveis no seu arsenal.

SafeSlot

O SafeSlot é o slot PCIe reinventado pela ASUS e projetado para fornecer retenção superior e resistência ao cisalhamento. Fabricado em uma única etapa usando um novo processo de moldagem de pastilhas, o SafeSlot integra metal fortificante para um slot inerentemente mais forte, que é então firmemente ancorado ao PCB por meio de pontos de solda adicionais.

FlexKey

FlexKey é um header do painel frontal que permite personalizar o botão de reinicialização no painel frontal do chassi para fornecer acesso rápido aos controles de iluminação da Aura, DirectKey ou redefinição do sistema.