ROG MAXIMUS XIII

HERO

Refrigeração

Desempenho

Arquitetura de energia agrupada

As arquiteturas de CPU modernas aumentam o design de energia da placa-mãe ao fazer a transição de modos de economia de energia profunda para carga total quase que instantaneamente. A mais recente arquitetura ROG VRM está à altura do desafio, utilizando fases de alimentação agrupadas para equilibrar rapidamente a corrente, enquanto mantém uma térmica exemplar.

Uma breve história

Nós nos tornamos o primeiro fabricante a implementar duplicadores de fase quando embarcamos nossa placa-mãe A8N32-SLI Deluxe, em 2005. O VRM da placa foi elogiado por superar com elegância as capacidades de manuseio de energia dos componentes que estavam disponíveis na época e também por reduzir a ondulação de tensão. Esses benefícios fizeram com que os duplicadores de fase se tornassem universalmente aceitos no setor e ainda hoje são usados para fins semelhantes.

Uma mudança nas demandas de CPU

No entanto, as CPUs de hoje agora possuem mais núcleos que seus antecessores, e os conjuntos de instruções mais recentes permitem processar cargas de trabalho densamente computacionais em um ritmo incrível. Além disso, eles consomem menos energia em modo inativo e podem fazer a transição entre estados de carga muito mais rapidamente. Essas melhorias exigem uma reavaliação das prioridades de projeto de energia, porque os duplicadores de fase adicionam um atraso de propagação que dificulta a resposta transitória.

Embora os dobradores ajudem a estender o número de fases efetivas, eles o fazem à custa de um atraso no processamento.

Contrariando a tendência

Felizmente, os componentes de energia integrados mais recentes podem lidar com correntes mais altas do que os dispositivos do passado, possibilitando a implementação de uma topologia de circuito simples que não é prejudicada pelo atraso no processamento dos duplicadores de fase. É por isso que a ROG Maximus XII Formula utiliza estágios de potência combinados para fornecer maior corrente de ruptura por fase, mantendo o desempenho térmico de projetos com duplicação de fase.

Performance térmica

Cada componente VRM serve a um propósito específico. Os controladores PWM e duplicadores de fase controlam o circuito, e os estágios de potência fazem o trabalho pesado do ponto de vista elétrico e térmico. É por isso que a ROG Maximus XII Formula utiliza 16 estágios de potência. O estágio de potência fica na parte superior da linha de produtos Infineon e apresenta um baixo RDSON para reduzir as perdas de comutação e condução, ajudando a melhorar a capacidade térmica geral.

Duplo Conector de energia ProCool II de 8 pinos
Estágio de energia Infineon TDA21490
Bobinas de liga MicroFine
10K Capacitores metálicos pretos japoneses
Dois conectores ProCool garantem uma conexão confortável e confiável às linhas de energia EPS 12V. O VRM possui 16 estágios de energia TDA21490, cada um com capacidade de 90 amperes. Cada estágio de energia é acompanhado por um bloqueador de núcleo de liga de alta permeabilidade, classificado para suportar 45 ampères. A filtragem de entrada e saída é fornecida por capacitores de polímero sólido classificados para durar milhares de horas a altas temperaturas de operação.

Conectividade

Otimização

Personalização