PRIME Z690-P WIFI

Testada e Aprovada por Quem Entende

Configurações personalizadas

Controles abrangentes formam a base da série ASUS Prime. A placa-mãe Prime Z690 inclui ferramentas flexíveis para ajustar todos os aspectos do seu sistema, permitindo ajustar as configurações de desempenho para combinar perfeitamente com a maneira como você trabalha para maximizar sua produtividade.

Controle Inteligente

O ASUS 5-Way Optimization torna seu PC inteligente, cuidando de ajustes complexos com apenas um clique. Otimiza dinamicamente aspectos essenciais do seu sistema, fornecendo perfis de overclock e refrigeração personalizados para o seu equipamento.

Eficiência Energética

A Unidade de processamento de energia (EPU) otimiza automaticamente o consumo de energia e maximiza a economia de energia com o modo Away.

Controles flexíveis de refrigeração a ar e líquido

O software Fan Xpert 4 fornece controle abrangente sobre as ventoinhas e coolers all-in-one (AiO). Seja refrigerando com ar ou água, um modo Auto-Tuning configura de forma inteligente todos os parâmetros com um único clique. Há também um modo Extreme Quiet que reduz todas as velocidades das ventoinhas para abaixo do mínimo padrão para manter o sistema silencioso ao executar tarefas leves. As ventoinhas e os coolers AiO também podem ser controlados através do UEFI BIOS.

Controle Preciso de Energia Digital

O módulo regulador de tensão Digi + (VRM) oferece controle em tempo real da queda de tensão, alternando automaticamente as configurações de frequência e eficiência de energia. Também permite ajustar sua CPU para obter estabilidade e mais desempenho.

UEFI BIOS

A renomada UEFI BIOS ASUS fornece tudo o que você precisa para configurar, ajustar e ajustar seu sistema. Ele oferece opções inteligentemente simplificadas para iniciantes em PC DIY, além de recursos abrangentes para veteranos experientes.

Refrigeração

A série Prime Z690 foi projetada com múltiplos dissipadores de calor onboard e uma variedade de headers híbridos de ventoinha para garantir que seu equipamento permaneça fresco e estável sob cargas de trabalho intensas.

Dissipador de calor para M.2

Um dissipador de calor para M.2 cuida dos dois slots M.2, evitando o estrangulamento de dados que pode ocorrer com o armazenamento M.2 durante transferências sustentadas.

Dissipador de calor para VRM e Thermal Pads

Dois grandes dissipadores de calor para VRM com Thermal Pads de alta qualidade aprimoram a transferência de calor dos MOSFETs e bobinas para melhor desempenho de resfriamento.

Design de Refrigeração

A série Prime Z690 possui controles abrangentes de refrigeração configuráveis pelo software Fan Xpert 4 ou pelo UEFI BIOS.

Múltiplas fontes de temperatura

Headers de
Bomba AIO

Proteção Inteligente

Ventoinha do
PWM/DC de 4 Pinos

    Cada header pode referenciar dinamicamente três sensores térmicos. O Fan Xpert 4 permite mapear a temperatura das placas de vídeo ASUS suportadas para otimizar a refrigeração para tarefas intensivas em GPU e CPU. Um header PWM / DC dedicado para configurações autônomas de refrigeração a água.

    Um circuito integrado dedicado protege cada header de ventoinha de superaquecimento e sobrecorrente.

    Cada header onboard suporta a detecção automática de ventoinhas PWM ou DC.

Desempenho

A série Prime Z690 foi criada para lidar com núcleos adicionais e maior largura de banda dos processadores Intel®de 12a geração. As placas-mãe ASUS Z690 fornecem todos os fundamentos para aumentar a produtividade diária, para que seu sistema esteja pronto para ação com energia estável, refrigeração intuitiva e opções flexíveis de transferência.

Design de Energia

A energia estável é essencial para extrair todo o desempenho dos processadores Intel Core de 12ª geração, assim a Prime Z690 foi projetada para atender às demandas dessas CPUs de alto número de núcleos.

Conectores ProCool

Conectores exclusivos aumentam a conexão da placa-mãe à PSU com conectores de 8+4 pinos que passam 12 volts de energia diretamente para os processadores. Cada conector possui pinos sólidos que podem suportar mais corrente do que os conectores de pinos ocos.

14+1 DrMOS

Um VRM com 14+1 DrMOS fornece a potência e a eficiência exigidas pelos processadores Intel mais recentes.

Memória

Melhoria de Desempenho DDR5

A Prime Z690-P WIFI aumenta o desempenho DDR5 ao fornecer opções de overclocking não apenas para kits de alta velocidade, mas até módulos de memória de nível básico que têm IC de gerenciamento de energia bloqueado (PMIC). Um circuito dedicado na placa-mãe contorna com segurança as restrições de memória DDR5 PMIC, permitindo que você ultrapasse o limite padrão de 1,1 volts e impulsione frequência e tempos ao máximo.

ASUS OptiMem II

Revisões do roteamento de rastreamento da placa-mãe fornecem aos processadores Intel mais recentes acesso irrestrito à largura de banda da memória. A tecnologia ASUS OptiMem II mapeia cuidadosamente os caminhos dos sinais de memória em diferentes camadas de PCB para reduzir vias e acrescenta zonas de blindagem que reduzem significativamente a interferência.

Camada superior - anel terra para evitar interferência lateral
    Benefícios do ASUS OptiMem II:
  • Melhor estabilidade e compatibilidade de memória
  • Permite latências mais baixas de memória em tensões equivalentes
  • Margem de frequência de memória aprimorada

Três slots M.2 (até 64 Gbps)

A Prime Z690-P WiFi oferece um total de três slots M.2 que suportam velocidades de transferência de dados de até 64 Gbps via PCIe® 4.0, permitindo inicialização e carregamento de aplicativos mais rápidos com o OS ou unidades de aplicativo.

*As velocidades reais de transmissão serão inferiores à velocidade máxima teórica.

Slot PCIe® 5.0

Os processadores de 12a Gen Intel trazem o suporte a PCIe® 5.0 ao mercado. O PCIe® 5.0 oferece o dobro da velocidade de transferência de dados do que o PCIe® 4.0, tornando-o robusto o suficiente para lidar com novas tarefas de dados pesados.

USB 3.2 Gen 2x2 Tipo-C®

Numerosas portas USB permitem montagens de ponta carregadas com periféricos, incluindo conectores USB Tipo C® de painel traseiro com conectividade USB 3.2 2x2 rápida para velocidades de transmissão de até 20 Gbps.

Suporte a Thunderbolt™ 4

A Prime Z690-P WiFi oferece suporte a Thunderbolt™ 4 através de um header onboard. Com a mais recente placa adicional ASUS ThunderboltEX 4 certificada pela Intel, ele pode permitir velocidades bidirecionais de até 40 Gbps em um único cabo. Além disso, esta placa possui uma função de ligação em cadeia para conexão multi-telas e oferece suporte a display de resolução de até 8K. Ela também pode fornecer até 100 watts de energia para dispositivos de recarga rápida.

WiFi 6 Intel®

O módulo WiFi 6 Intel® é compatível com o padrão 802.11ax e aumenta a largura de banda do pico teórico até incríveis 2,4 Gbps. Talvez mais importante para usuários avançados, ele é otimizado para operação mais eficiente em redes congestionadas com muito tráfego concorrente. Emparelhe sua placa-mãe com roteadores ASUS WiFi 6 para experimentar totalmente o potencial de rede do WiFi 6.

Ethernet 2.5 Gb

A Ethernet Realtek 2.5 Gb reduz a sobrecarga da CPU e oferece uma taxa de transferência TCP e UDP excepcionalmente alta para uma transferência de dados mais rápida e suave.

Personalização

A série Prime Z690 adiciona os detalhes diferenciados que melhoram cada experiência, desde codecs exclusivos que oferecem qualidade de áudio impecável até controles intuitivos de iluminação RGB que permitem personalizar seu sistema para criar uma aparência exclusivamente pessoal.

Blindagem de Áudio

Separa os domínios de sinal analógico/digital, reduzindo significativamente a interferência multilateral.

Camada separada para faixas esquerda e direita

Garante crosstalk mínimo entre as trilhas de áudio.

Capacitores de áudio premium

As peças premium fornecem uma assinatura sonora imersiva, com fidelidade excepcional.

AURA SYNC

Um sistema bem ajustado merece uma estética correspondente. O ASUS Aura oferece controle de iluminação RGB completo com uma variedade de pré-ajustes funcionais para os LEDs RGB incorporados, bem como fitas para conectar aos headers RGB integrados. E tudo isso pode ser sincronizado com um portfólio cada vez maior de hardware com capacidade para o Aura.

TUF Z390 Plus Gaming

Header RGB endereçável Gen 2

Dois headers RGB Gen 2 endereçáveis agora são capazes de detectar o número de LEDs em dispositivos RGB endereçáveis de segunda geração, permitindo que o software adapte automaticamente os efeitos de iluminação a dispositivos específicos. Os novos headers também oferecem compatibilidade retroativa com o equipamento Aura RGB existente.

Armoury Crate

Armoury Crate é um novo utilitário de software projetado para fornecer controle centralizado dos produtos suportados. A partir de uma única interface intuitiva, o Armoury Crate permite personalizar facilmente a iluminação e os efeitos RGB para todos os dispositivos compatíveis no seu arsenal.

Q-LED Core

O display Q-LED Core produz padrões de luz por LED durante o autoteste de inicialização (POST) que pode ajudar os usuários a solucionar problemas potenciais.

  • DRAM Não-detectada: Piscando rápido 4 Hz (0.25s)
  • Placa de vídeo Não-detectada: Piscando devagar 1/2 Hz (2s)
  • Dispositivo de inicialização Não-detectado: Piscando muito devagar 1/8 Hz (8s)
  • Instalação Completa: Luz Sólida

SafeSlot

O PCIe® 5.0 é 2x mais rápido que o PCIe® 4.0, portanto, adaptamos nosso processo de fabricação SMT para o SafeSlot mais rápido, para garantir as mais altas velocidades de dados. O SafeSlot é uma bainha de metal reforçada adicionada a um slot PCIe® para manter uma placa firmemente instalada.

Proteção contra Sobrecorrente

Um projeto de circuito exclusivo com reguladores de voltagem embutidos para proteger sua placa-mãe contra danos causados por inesperadas altas correntes vindas de fontes de alimentação instáveis ou inferiores.

Proteção contra sobrecorrente da DRAM

Os fusíveis resetáveis onboard previnem danos causados por sobretensão e curto-circuitos. Isto aplica-se desde as portas I/O à DRAM para salvaguardar o tempo de vida do seu sistema e dispositivos conectados.

I/O Pré-Montado

Painéis I/O de aço inoxidável resistentes à corrosão ligados com óxido de cromo têm uma vida útil três vezes maior do que os painéis comuns.

LANGuard

O ASUS LANGuard é um recurso de proteção de rede no nível de hardware que integra tecnologia avançada de acoplamento de sinal e capacitores de superfície anti-EMI premium para melhorar o rendimento e garantir uma conexão mais confiável.