Logo

# TÔ NA

ONDA

Tudo o que você precisa saber sobre

o universo da tecnologia.

tutoriais

vídeos

boas práticas

dicas para facilitar a sua vida

Mergulhe nessa onda e embarque no mundo digital

Aa

  • Como encontrar e instalar apps no celular.

  • Como liberar espaço
    no celular

  • Como navegar
    no YouTube

  • Como dar likes e utilizar reações no Facebook

  • Como enviar áudios, fotos e arquivos com o Whatsapp

  • Como postar publicações e stories no Facebook

  • Como criar
    um email

  • Como acessar
    o Google

    Like
    Like
    Like
    Like
    Like

    DICAS NINJAS

    Like
    Like
    Like
    Like

    Newsletter Tô na Onda

    Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia. Cadastre-se agora mesmo e receba tudo em primeira mão.

    DICIONÁRIO TECH

    Conheça os significados dos termos mais utilizados na web

    App

    A palavra vem do inglês Application. Aplicativos são programas que podem ser encontrados em celulares, computadores e até Smart TVs. Eles foram desenvolvidos para te ajudar em diversas tarefas do dia a dia: editar fotos ou vídeos, enviar mensagens, acionar o despertador, organizar sua agenda ou se divertir.

    Backup

    Sabe aquele arquivo no PC ou smartphone que você não pode perder de jeito nenhum? Para isso existe o Backup! Trata-se de uma cópia de segurança de seus documentos. Você pode salvá-los, por exemplo, em um HD Externo ou armazená-los na nuvem, como Google Drive.

    Bitcoin

    Bitcoin é a primeira moeda inteiramente digital criada no mundo, ou seja, não possui cédula física. Você pode utilizá-la para realizar compras de serviços e produtos em locais que aceitam transações por meio de criptomoedas.

    Bluetooth

    Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio, criada pela Ericsson em 1994. Com ela, você pode conectar dispositivos entre si, como um computador a um fone de ouvido - tudo isso sem cabos!

    Browser

    Também conhecido como navegador. Com o Browser, você pode navegar por diversos sites na internet - você provavelmente está usando um para ler este site agora mesmo! Entre os navegadores disponíveis, destacam-se: Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer.

    Cookies

    Cookies são arquivos gerados pelos websites que você navega, responsáveis por armazenar alguns dados do usuário, como histórico de navegação, login, entre outras informações fornecidas voluntariamente (a exemplo dos e-mails).

    CPU

    CPU (Unidade Central de Processamento) é mais conhecido como processador, sendo considerado o cérebro do computador. Ele é responsável por tarefas e operações necessárias para o funcionamento da máquina.

    Download

    Fazer o download, ou “baixar”, significa transferir arquivos da internet para o seu computador. Dessa forma, você salva aquele arquivo (seja ele um texto, vídeo, imagem, programa, etc) no seu PC e pode conferi-lo a qualquer momento, mesmo sem uma conexão à internet.

    GIF

    O GIF (Graphics Interchange Format) é um formato de imagem compacta. Ele permite que a imagem seja visualizada de maneira animada, dando a sensação de movimento, apesar de não ser um vídeo.

    GPS

    O Sistema de Posicionamento Global, que vem da sigla GPS, é um sistema de navegação capaz de exibir a sua localização em tempo real por rastreamento de satélite. Facilita muito a vida quando você precisa localizar algum endereço!

    GPU

    GPU (Unidade de Processamento Gráfico) é o processador da Placa de Vídeo. Esse componente é essencial em um computador para executar games e renderizar vídeos.

    Hardware

    Hardware é uma palavra utilizada para denominar as peças e equipamentos utilizados em computadores e celulares, para fazê-los funcionar. Ou seja, é a parte física do PC. Alguns exemplos de hardware são: processadores, placas-mãe, memória RAM, placa de vídeo, SSD, HD, entre outros.

    HDMI

    A sigla HDMI vem do termo High-Definition Multimedia Interface. Trata-se de um padrão de cabo responsável por transmitir o sinal de áudio e vídeo digitais produzidos por dispositivos (como um computador) para uma TV, um monitor ou outro tipo de tela.

    HTML

    O HTML (HyperText Markup Language) é uma linguagem de marcação de hipertexto, utilizada para desenvolver páginas e documentos para a internet.

    Hotsite

    Hotsites são páginas especiais na internet, com o objetivo de divulgar ações específicas ou campanhas de alguma marca - como esta página!

    Inbox

    O termo, que se tornou muito popular com o Facebook, já era empregado na utilização de e-mails, para definir a Caixa de Entrada - onde você encontra suas novas mensagens. Nas redes sociais, quando alguém te pede para “enviar um inbox”, quer dizer uma mensagem privada.

    IOT (Internet of things)

    IOT, ou Internet das Coisas, está cada vez mais presente em nossas vidas. É uma tecnologia que permite que objetos fiquem cada vez mais inteligentes, se conectando e executando as mais diversas funções. É possível, por exemplo, ligar ou desligar a luz da sua casa, mesmo estando à distância, apenas com alguns toques no smartphone.

    IP (Internet Protocol)

    IP (Internet Protocol) é como se fosse o CPF do seu dispositivo conectado à internet. Com ele, conexões e dispositivos podem ser identificados por meio de uma sequência numérica.

    Login

    O Login está diariamente presente em nossas vidas: trata-se do processo de preencher seu usuário e senha ao acessar um e-mail ou rede social, por exemplo. Ele serve para identificar os usuários de um site, permitindo o acesso dele à página após informar suas credenciais.

    Nuvem

    Nuvem é um serviço de armazenamento na Internet, em que você pode manter seus arquivos salvos e acessá-los de qualquer lugar do mundo. Alguns exemplos de serviços em nuvem são o Dropbox, Google Drive e OneDrive.

    Nickname

    Uma expressão muito popular no universo tech e dos games. Nickname, ou simplesmente Nick, significa apelido. É o nome pelo qual você é conhecido em um ambiente digital - seja ele uma rede social ou um jogo.

    Periféricos

    Periféricos são dispositivos utilizados para enviar ou receber informações do computador, como mouses, teclados, webcams e headsets.

    Software

    Softwares são os programas e aplicações que rodam em seu computador ou dispositivo. Ao contrário do Hardware (parte física), é a parte lógica do PC, como os Sistemas Operacionais, por exemplo.

    Spam

    O spam está ligado ao envio massivo de e-mails com propagandas, sem a permissão do usuário. Também são encontrados em redes sociais. Podem ser utilizados para a propagação de vírus.

    Upload

    Upload é o contrário de download. Ou seja, é o ato de transferir os arquivos (vídeo, texto, imagens…) do seu PC para a internet. Por meio do upload, você pode publicar fotos no Instagram ou Facebook, por exemplo, ou subir um vídeo no YouTube.

    URL

    URL (Uniform Resource Locator) nada mais é do que o endereço de qualquer página na internet, como http://www.kabum.com.br/.

    USB

    USB (Universal Serial Bus) é uma tecnologia que veio para padronizar a conexão de diferentes dispositivos. Trata-se de uma entrada disponível em computadores e outros aparelhos para conectar diversos dispositivos, como HDs Externos, pen drives, câmeras e outros.

    Wireless

    A tecnologia Wireless, ou redes sem fio, possibilita a conexão entre dispositivos sem a utilização de cabos. Alguns exemplos são o Bluetooth e Wi-Fi.